Ademir Camilo propõe isenção de IPI na compra de veículos para aposentados e pensionistas

Tramita na Comissão de Seguridade Social, o Projeto de Lei 3830/12, do deputado Ademir Camilo (PSD-MG) que propõe a aposentados e pensionistas isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos automotores.

Segundo Ademir Camilo, o seu projeto, que tem como relator o deputado Dr. Paulo César (PSD-RJ), propõe que ficarão isentos do IPI os veículos novos de fabricação nacional, quando adquiridos por aposentados ou pensionistas que recebam remuneração entre um e cinco salários mínimos. “Desta forma, nós premiaremos também a indústria que manterá os seus postos de trabalho, aumentando suas vendas”, acrescentou Camilo.

Sobre a possibilidade de haver algum impacto econômico para o governo, o deputado considera que será muito pequeno diante da vantagem de aquecer a indústria automobilística e incentivar o poder de compra desses cidadãos. “Esse projeto vem num momento difícil da economia principalmente da indústria, onde a produção tem diminuído e também o poder de compra. Com a isenção do imposto, vai facilitar a comercialização, a produção e repito a manutenção dos postos de trabalho”, concluiu.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial registrou queda de 2,9% em abril de 2012, numa comparação com o mesmo mês de 2011. No índice de abril desse ano, as taxas negativas alcançaram as quatro categorias de uso. Entre os ramos, veículos automotores, que recuou 10,5%, exerceu a maior influência negativa na formação da média da indústria, pressionado em grande parte pela queda na produção de aproximadamente 75% dos produtos investigados no setor, com destaque para caminhões, caminhão-trator para reboques e semi-reboques, veículos para transporte de mercadorias, automóveis e chassis com motor para ônibus e caminhões.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_ademir_camilo_isencao_ipi_veiculos_aposentados_pensionistas_07_08_2012.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *