A Folha Regional: Geraldo Thadeu integra Frente Parlamentar de Combate ao Câncer

O deputado federal Geraldo Thadeu (PSD-MG) foi oficializado como membro da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer.  O grupo vai debater mudanças na legislação como, por exemplo, o envio de recursos da União para o custeio, reforma e manutenção de Hospitais Filantrópicos que realizam o diagnóstico e tratamento do câncer. “É importante lutar cada vez mais para que a população tenha acesso e possa vencer essa enfermidade”, destacou o parlamentar.

Um dos objetivos da Frente é acompanhar as pessoas que sofrem com essa doença e destinar mais recursos no orçamento da união para o tratamento do câncer. Outra ação a ser defendida pelos parlamentares é desburocratização das parcerias entre a União e os hospitais filantrópicos que realizam o tratamento do câncer.

O médico oncologista Marcos Eduardo destacou a importância da criação dessa Frente Parlamentar. “Desde o início do ano tenho dito ao deputado federal Geraldo Thadeu sobre a importância da criação dessa Frente, visto as enormes dificuldades que encontramos na prevenção, diagnóstico e tratamento desta doença. Essa é uma doença que atinge milhares de pessoas no nosso país, a estimativa que temos pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) é de mais de 520 mil novos casos de câncer no Brasil em 2013. Por isso acredito que esta Frente Parlamentar poderá ajudar a todos nós através de novos projetos e emendas”, disse o doutor.

Ao todo, 250 parlamentares foram favoráveis à criação da Frente. O deputado Geraldo Thadeu foi eleito 2° secretário. O parlamentar é apontado como um dos grandes incentivadores do Congresso no combate às doenças como o câncer e a hepatite. Recentemente, o parlamentar foi homenageado com uma placa do Hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc), em Brasília, pela destinação de emendas para a instituição.

O deputado federal Geraldo Thadeu (PSD-MG) também é secretário geral da Frente Parlamentar da Desoneração dos Medicamentos, a qual luta pela redução dos preços dos remédios para a população por meio de abatimento nos impostos.

A Frente Parlamentar da Desoneração dos Medicamentos já tem seus trabalhos em São Paulo e Brasília, e na última segunda-feira uma primeira reunião em Minas Gerais acena para que a Frente se instale também no Estado. A reunião contou com a presença do Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais, Lázaro Luiz Gonzaga, do deputado federal Geraldo Thadeu, do secretário de Desenvolvimento Social e deputado estadual Cássio Soares (PSD-MG) e de representantes de sindicatos, indústrias e distribuidoras da área farmacêutica.

Os debates avançaram e o deputado estadual Cássio Soares afirmou que irá levar a discussão para a Assembleia legislativa, a fim de que a Frente seja oficializada o mais rápido possível também em Minas Gerais.

Segundo o deputado federal Geraldo Thadeu esse debate é de extrema importância, uma vez que grande parte da população depende de medicamentos contínuos. “Os remédios consistem em boa parte da despesa mensal da população, nada mais justo que essa despesa seja diminuída para que essas pessoas possam fazer novos investimentos, em muitos países a tributação dos medicamentos é nula, aqui estamos lutando para que pelo menos esses impostos sejam diminuídos, acredito que se conseguirmos uma redução gradativa do imposto, consumidor e governos só tem a ganhar”, afirmou o parlamentar.

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *